Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Contran põe fim à obrigatoriedade das Placas do Mercosul.

informações foram repassadas pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas

Publicado por Hugo Moura ⚖
há 5 anos


Uma medida que retira a obrigatoriedade do uso de simuladores de direção para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi aprovada em uma reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Na data, também foi alterado o tempo de aulas práticas, de 25 horas para 20 horas, para a habilitação da categoria B, e o prazo e obrigatoriedade para a mudança da placa Mercosul. As informações foram repassadas pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

Com a mudança, o condutor terá a opção de escolher se deseja realizar a prova com os simuladores ou não. O ministro demonstrou que: “Se ele (condutor) julgar necessário que aquilo (simulador) é importante para a formação dele, de que não está seguro de sair para a aula prática, ele poderá fazer. Se não quiser, ele não terá que fazer a aula de simulador”. A nova regra deve ser implementada em até 90 dias.

Para Tarcísio, isso auxilia na redução da burocracia na retirada de habilitação, facilitando o processo de retirada da carteira dos futuros motoristas. Com as medidas, estima-se que haverá, ainda, uma redução de até 15% no preço da CNH, já que centros que não possuíam o equipamento, por exemplo, não precisarão comprar o material. “As aulas de simulador têm um custo diferente, mas dá para estimar que a gente vá ter uma redução de até 15%. A ideia é deixar que o mercado defina isso”, expôs Tarcísio.

O antigo prazo estipulado para a adesão do modelo, até 30 de junho, foi retirado. Aqueles que já possuem carros com as placas antigas, não serão obrigados a realizar a mudança. Os carros novos é que terão a placa nova, sem ônus adicional.

Fonte:

POA24HORAS

Adv. Hugo Moura, advocacia especilalizada em Direito de Trânsito, Ribeirão Preto/SP.

www.hugodemoura.adv.br

  • Sobre o autor​​(16) 30130049 (16) 988754580, Direito Trânsito, Cível, Família e Sucessões
  • Publicações71
  • Seguidores86
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações452
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contran-poe-fim-a-obrigatoriedade-das-placas-do-mercosul/721888811

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns pela iniciativa. Esses simuladores só vieram para aumentar o custo e a despesa para o cidadão poder ter sua CNH continuar lendo