Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Radar inteligente lê placa do carro e avisa irregularidade automaticamente

Câmeras registram placa do veículo e comparam dados de mais de 7 mi de carros- Sistema verifica quaisquer pendências em relação ao licenciamento do veículo- A CNH do motorista também é checada de maneira automática.

Publicado por Hugo Moura ⚖
há 5 anos



O Detran do Rio de Janeiro estreou nesta semana em suas operações o radar "inteligente", que lê as placas e automaticamente informa qualquer irregularidade com o veículo. O equipamento usa a mesma tecnologia de câmeras fixas usadas em rodovias por todo o Brasil -- e no Rio em veículos móveis do Detran há nove anos. Só que, por ser portátil, pode ser levada para diferentes ações e blitzes em todo o território fluminense, algo que está acontecendo agora.

As câmeras OCR ("Optical CarachterRecognition", Reconhecimento Óptico de Caracteres), também chamadas de LAP (leitura automática de placas), registram a placa do veículo e comparam com o banco de dados de mais de 7 milhões de carros. No sistema, é verificado quaisquer pendências em relação ao licenciamento do veículo ou CNH do motorista. Também detectam se o automóvel tem registro de roubo ou furto.

O órgão estreou o equipamento de forma móvel no primeiro dia de operação "Detran Seguro", com 67 câmeras, e as blitzes ocorrerão diariamente. Segundo o departamento de trânsito do Rio de Janeiro, foram mais de 1,6 mil veículos verificados. Dentre esses, 144 foram abordados e 17 acabaram removidos porque não conseguiram sanar os problemas encontrados.

Juntamente com o uso das OCRs, os agentes do Detran-RJ que participam das ações de fiscalização são monitorados por câmeras ligadas online a uma central de monitoramento. Segundo o órgão, a medida é preventiva e visa a dar garantia à população e transparência "sobre a lisura das operações".

"As câmeras são muito importantes durante as operações de fiscalização porque dão ainda mais transparência às ações. Conseguiremos analisar as blitzes em tempo real, com mais segurança à população e aos nossos agentes", explica o vice-presidente do Detran, Marcelo Bertolucci.

Só nos resta saber para onde é que vão os recursos, arrecadados com toda inovação tecnológica em prol da "ordem" no trânsito?

Hugo de Moura, advogado, atuante na área de Direito de Trânsito.

Fonte:

Fernando Miragaya-UOL

www.hugodemoura.adv.br

  • Sobre o autor​​(16) 30130049 (16) 988754580, Direito Trânsito, Cível, Família e Sucessões
  • Publicações71
  • Seguidores86
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2235
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/radar-inteligente-le-placa-do-carro-e-avisa-irregularidade-automaticamente/696593555

Informações relacionadas

Nelson Celegatto, Advogado
Artigoshá 6 anos

“RADARES”: tipos de radar e principais regras para aplicação de multas.

Talita Moia Advogada, Bacharel em Direito
Artigoshá 3 anos

Multa por alta velocidade: qual a tolerância da pista?

Manifestação - TJSP - Ação Obrigações - Procedimento Comum Cível - contra Uber do Brasil Tecnologia

Gustavo Giollo, Advogado
Artigoshá 10 meses

Veículo com busca e apreensão pode ser apreendido em blitz?

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O Estado se mostra muito atuante, no que diz respeito as formas de arrecadação de impostos, em cima dos usuários, os quais apesar de ter a obrigação de pagar essas quantias, tem que trafegar por vias esburacadas, sem sinalização e principalmente sem segurança nenhuma! A quantidade de veículos roubados está crescendo cada vez mais e nada é feito, somente cobranças. Onde esse dinheiro é empregado? Quais os benefícios que o contribuinte recebem em troca? É uma vergonha esse Estado! continuar lendo