Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Detran de São Paulo libera transferência de multas por selfie.

A partir de um aplicativo, que exigirá o preenchimento de alguns dados, a transmissão será realizada apenas com uma selfie do real infrator

Publicado por Hugo Moura ⚖
há 6 anos


Proprietários de veículos multados em São Paulo que não estavam no volante na hora da infração poderão indicar os condutores, para a transferência dos pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por meio de um novo aplicativo desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo que exigirá o preenchimento de alguns dados e a transmissão de uma selfie do real infrator.

Para ter acesso ao sistema, o condutor terá de fazer um cadastro no site do Detran e, depois, baixar o aplicativo.

Em nota o Detran explica o procedimento: “Feito o cadastro, o proprietário deve acessar a opção Indicação de Condutor no app e selecionar a infração. Depois de conferir os dados da infração e do veículo, ele se identifica tirando uma selfie e assinando na tela. Caso o dono do veículo não seja registrado em São Paulo ou até mesmo não tenha CNH, ele pode incluir uma fotografia de um documento de identificação, como o RG”, diz o texto.

“Para identificar o condutor que vai receber a autuação, o procedimento é semelhante: preenchimento do CPF, número da CNH, selfie e assinatura. As assinaturas devem sempre ser idênticas às da CNH”, informa o órgão.

O acompanhamento do requerimento de transferência de pontos é feito no próprio aplicativo.

A regra vale para quando o dono do veículo não é a pessoa que toma a multa. Para motoristas de veículos de empresas ou, por exemplo, para um pai que empresta o carro para o filho.

“Em média, 5.500 pedidos de indicação são enviados ao Detran.SP por mês, dos quais 3.500 são deferidos”, diz Detran.

Caso tenha sido multado e não conseguir efetuar a transferência da infração, ou mesmo tenha sido gerada uma portaria em função da multa, entre em contato, podemos auxiliá-lo.

Fontes: Estadão Conteúdo

www.hugodemoura.adv.br

  • Sobre o autor​​(16) 30130049 (16) 988754580, Direito Trânsito, Cível, Família e Sucessões
  • Publicações71
  • Seguidores86
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações309
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/detran-de-sao-paulo-libera-transferencia-de-multas-por-selfie/568123424

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)