Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Recursos de multas também podem ser feitos pela internet

Detran permite que motoristas façam recursos online, como converter multas por advertências

Publicado por Hugo Moura ⚖
há 8 anos

Para os motoristas que, vez ou outra, são penalizados por infrações de trânsito, atenção para a dica: o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), disponibiliza serviços de recursos online, como converter multas em advertências por escrito.

Apesar da facilidade, existem algumas restrições. O departamento, que é uma autarquia do governo do Estado vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão, atua exclusivamente no perímetro urbano e não opera radares. Portanto, fique atento ao órgão que registrou a infração em casos válidos, porque a fiscalização deve ter sido feita pela Polícia Militar.

Para o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cada órgão de trânsito é responsável por julgar as autuações registradas. Exemplo: nas estradas, as multas, em geral, são aplicadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Além disso, o envio do pedido de recurso ao Detran-SP deve ser feito dentro do prazo informado na notificação.

Segundo Neiva Aparecida Doretto, diretora-vice presidente do departamento, basta fazer o cadastro obrigatório, apresentar uma defesa prévia e seguir o passoapasso para, então, acompanhar o resultado pelo próprio portal. O cidadão pode recorrer em todas as instâncias.

“Temos investido amplamente nos serviços online para desburocratizar o atendimento e facilitar a vida do cidadão”, pontua. Os interessados no serviço devem acessar o portal oficial do Detran-SP, em www.detran.sp.gov.br.

Especialista

Segundo o advogado Hugo Moura, especialista em trânsito, o avanço das requisições online é um avanço que garante o acesso ao contraditório e a ampla defesa. Nos casos com mais sucesso está a “conversão da multa em advertência. O Código Brasileiro de Trânsito dá a chance de os motoristas não pagarem por infrações leves ou médias, desde que tenham um bom comportamento ao volante. Além de pedir a anulação da cobrança, o condutor não perde pontos na carteira de habilitação”, afirma.

Outro serviço

Além dos serviços online já citados, também é possível fazer a indicação de condutor sem precisar se deslocar até uma unidade de trânsito e ainda acompanhar o andamento da análise pelo portal. A transferência de responsabilidade pela infração permite que os pontos sejam inseridos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) correta - do contrário, o dono do veículo será considerado o responsável pela infração.

(Colaboração: Júlia Fernandes)

Fonte: JORNAL A CIDADE

http://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/cotidiano/cidades/NOT,2,2,1183526,Recursos+de+multas+tambem+p...

http://www.hugodemoura.adv.br/

Recursos de multas tambm podem ser feitos pela internet

  • Sobre o autor​​(16) 30130049 (16) 988754580, Direito Trânsito, Cível, Família e Sucessões
  • Publicações71
  • Seguidores86
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações382
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recursos-de-multas-tambem-podem-ser-feitos-pela-internet/361627588

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)